terça-feira, 31 de maio de 2011

Donkey Kong Jr (1982)

Lançado para o NES em 1982 Donkey Kong Jr é uma continuação do primeiro game da série.


http://3.bp.blogspot.com/-voOw6upJeqs/TeVB1XBrlRI/AAAAAAAAB8M/PZwyiAHcqn4/s1600/DK_intro.png

Diferente do primeiro game onde Donkey Kong é o vilão e Jumpman (Mario) é o mocinho nessa sequência os papéis foram invertidos, Mario capturou Donkey Kong e passa a ser o vilão, Donkey Kong ficou no lugar de Pauline e deve ser salvo por seu filho Donkey Kong Jr.



Do primeiro jogo para o segundo não chegou a ter uma grande evolução gráfica, e o game permanece no estilo Arcade, no total temos quatro fases que voltam a se repetir quando chegamos ao fim, aumentando apenas o nível de dificuldade.

O gameplay mudou um pouco o que na época diferenciou o segundo game para o primeiro, diferente do Mário que apenas pulava os obstáculos e subia escadas, Donkey Kong Jr pode escalar cipós como um verdadeiro macaco, e podia fazer isso de duas formas.

 A primeira era quando estava segurando apenas um cipó, ele demora para subir, mas se precisar descer desce de uma vez.



A segunda forma é quando ele segura dois cipó ao mesmo tempo fazendo com que ele suba mais depressa, mas por outro lado quando precisa descer ele demora mais que da primeira forma.

Logo na primeira fase já podemos ver Donkey Kong aprisionado em sua jaula, e Mario soltando os crocodilos atrás de Jr, que precisa chegar até o topo onde está a chave para passar para fase seguinte.

Nesse jogo você morre se cair de algum lugar não muito alto, se cair na água, e se for pego pelos crocodilos, pássaros, raios etc.

A única forma de matar os inimigos nesse jogo é quando você pega uma das frutas penduradas que caem, se estiver passando algum inimigo em baixo delas durante a sua queda ela o mata.



 Na segunda fase ao invés de crocodilos, Mario agora solta pássaros que passam voando no segundo andar próximo as correntes.


É muito fácil morrer nessa fase, qualquer quedinha boba ja era.


Na terceira fase que na minha opinião é a mais difícil Mario solta uns raios atrás de você, no segundo andar é onde a coisa complica, mas depois disso é tranquilo chegar no final.



Na quarta e ultima fase, aqui o objetivo é subir pelas correntes levando as chaves até o topo onde estão as fechaduras, quando conseguir levar todas o teto irá sumir liberando Donkey Kong e Mario irá morrer na queda.



Depois que salvar Donkey Kong, assim como no primeiro game tudo volta para a primeira fase, e é claro com a dificuldade aumentada.

Foi lançado para o NES também o terrível Donkey Kong Jr.Math. uma versão educativa de Donkey Kong Jr, que só serve para preencher espaço na estante dos colecionadores, o grande problema dos jogos educativos, é que quem procura um game, quer entretenimento, diversão, e não estudar, ou ser educado, acho que a Nintendo poderia ter nos poupado dessa, esse jogo sempre foi recepcionado de forma negativa pelas pessoas.


Assim como o primeiro game Donkey Kong Jr também recebeu diversos ports para quase todos os sistemas da época, dentre eles a versão do NES é a que mais se sobre saiu.

Assim como o primeiro estou disponibilizando o Arcade Paper da máquina de fliperama para ser impresso e deixado como objeto de decoração.



Para jogar Donkey Kong Jr, apenas clique no link abaixo.
Donkey Kong Jr

Abaixo segue os controles.

Z = N.D.A
X = PULA
ENTER = START
SETAS DO TECLADO = MOVEM O PERSONAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário