quarta-feira, 1 de junho de 2011

Donkey Kong 3 (1984)

Em 1984 a Nintendo lançou o ultimo game da série Donkey Kong nos 8 bits.


Criado originalmente no Arcade assim como os outros dois games da série, Donkey Kong 3 também foi portado para o console da Nintendo o NES.





Diferente de Donkey Kong, e Donkey Kong Jr, na terceira versão não tinhamos mais o Mario como personagem principal, e sim um jardineiro que precisa defender a todo custo as suas flores.

A mecânica do jogo é bem simples, tudo o que precisa fazer é borrifar seu inseticida nos insetos e vermes que tem como objetivo arruinar seu jardim, o problema é que temos Donkey Kong fanfarrão batendo nas colméias que ficam no topo despertanto a irá dos insetos em cima do pobre jardineiro.

 Nesse jogo você passa de nível resistir ao ataque e matar todos os insetos sem que eles arruinem as suas flores, ou se ficar borrifando inseticida na bunda de Donkey Kong até que ele fuja, ou entre em a cabeça dentro da colméia.

E morre se for picado por algum inseto, ou se perder todas as cinco flores.

O game é estilo Arcade da década de 80 não tem fim, ou seja apenas faça mais e mais pontos possíveis e sobreviva, os estágios voltam a se repetir novamente aumentando apenas o nível de dificuldade.

Abaixo temos as imagens das fases.

Na primeira fase se borrifar seu inseticida na bunda de Donkey Kong, ele irá derrubar uma lata de inseticida que funciona como power-up por um tempo limitado, fazendo com que seu spray alcance até o topo da tela, e mata também os vermes que descem pelas folhas de bananeira.


Na segunda fase se conseguir mandar o Kong para cima, ele irá entrar de cabeça dentro da coméia. (Na print está mercado Round 8 mas é a mesma coisa que a segunda fase)



Depois disse temos a terceira fase que na verdade é a primeira, apenas com nível de dificuldade aumentado.

Na quarta fase o cenário só muda nas plataformas e as cores nas folhas de bananeira.


Depois da quarta fase em diante tudo volta a se repetir como de costume naquele tempo.

Abaixo temos os elementos e personagens do jogo.

Donkey Kong - Logo no inicio de cada round ele já começa batendo nas colméias despertando a fúria dos insetos para cima de você.






Jardineiro - Controlado pelo jogado no lugar de Mario, pesquisei para ver descobria seu nome ou coisa parecida mas não achei nenhuma informação sobre ele.


Power Up - Aumenta a força do seu Spray fazendo com que ele chegue até o topo da tele e também mata os vermes que ficam zanzando pelas plataformas, para pega-lo precisa borrifar muito spray na bunda de Donkey Kong para que ele suba e derrube a lata.


Flor - No total são 5, se os insetos destruirem ou levar elas embora, você perde o jogo.



Verme - Ele sempre vêm descendo pelas folhas de bananeiras no canto da tele, tente acertar eles em quanto descem para que subam novamente, se deixar eles chegarem no chão irão ficar no seu caminho, e só da para matar usando o Power-Up.

Vespa - Nunca deixe ela chegar próximo do chão pelas laterais, sempre que fizer ela irá atacar você diretamente pelo lado que estiver.


Abelha - Essa você precisa tomar mais cuidade ainda, para matar precisa de duas borrifadas, e quando morre espalha quatro estilhaços como uma granada.

Colméia - A origem de todos os insetos voadores, quando derrotar Donkey Kong ou elas caem no chão, ou entram na cabeça dele.


Assim como os outros games da série Donkey Kong nos Arcades, o game recebeu diversos ports para quase todos os sistemas da época, e como sempre a versão do NES era sempre a que se aproximava mais do Arcade.

Meu irmão mais velho tinha o Game Watch de Donkey Kong 3, era muito legal porque você abria ele e dentro tinha dois controles para jogar com seus amigos, o objetivo era borrifar veneno nas abelhas que ficam no meio da tela e se acertasse a abelha ia em direção oposta, e você era obrigado a regarregar o inseticida depois de alguns disparos, o que podia ser usando como vantagem por seu adversário.

Abaixo segue a Artwork do Arcade, pelos traços do desenho felizmente parece que ela foi criada pelos Japoneses, imagino como ela seria se tivesse sido criada pelos ilustradores Americanos daquela época.


Caso tenha ficado interessado no jogo e se quiser jogar, apenas clique no link abaixo. (requer java)

Donkey Kong 3

Z = ATIRA

X = ATIRA
ENTER = START
CTRL = SELECT
SETAS DO TECLADO = MOVEM O PERSONAGEM, PARA CIMA PULA

Caso tenha gostado e quiser saber mais sobre os outros games da sério Donkey Kong nos consoles 8bits. clique nos link abaixo.

Donkey Kong Jr 1982
Donkey Kong 1981

Abraços pessoal até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário